segunda-feira, 30 de março de 2009

Textos complementares.

O QUE É PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Podemos definir conservação da natureza ou conservação do meio ambiente como o uso ecológico dos recursos naturais, com o fim de assegurar uma produção contínua daqueles renovaveis (ar, água, solo, flora e fauna) e impedir o esbanjamento dos recursos de estoque (fisicos, quimicos), para manter o volume e a qualidade em niveis adequados, de modo a atender às necessidades de toda a população e das gerações futuras. Essas gerações deverão ter, no minimo, as mesmas necessidades e direitos que as atuais. Tais recursos são patrimonio nacional, e um povo com recursos naturais debilitados torna-se vulnerável em todos os sentidos. A essa doutrina cabe planejar e controlar as transformações fisicas no meio natural (ecossistema), não apenas para impedir sua deterioração como fonte de origem de todos os recursos naturais, mas também para proteger o meio ambiente no qual o homem trabalha, se desenvolve e adquire sua cultura. A conservação do meio ambiente é sinonimo de respeito adequado ao patrimonio natural da Pátria. De maneira geral a conservação da natureza apresenta dois aspectos ou etapas distintas:
a) Proteção ou preservação de ecossistemas em estado clímax ou áreas naturais, tais como elas são, onde os recursos naturais só poderão ser explotados através de uso indireto, ou seja, sem consumo, o que equivale à preservação do patrimônio natural integral. Esse primeiro tipo de conservacionismo é obrigação exclusiva dos governos federal, estaduais e municipais e realiza-se pela criação e implementação de Parques Nacionais e reservas Equivalentes (Reservas Biológicas, Monumentos Naturais, Santuários, Florestas Protetoras de Mananciais, etc..)
b) Conservação de recurso naturais em áreas ocupadas pelo homem, explotadas para seu sustento e bem estar social através de consumo direto, o que provoca uma sucessão floristica e faunística altamente dinâmica; isso é feito mediante a pratica da agricultura, da pecuária, do cultivo de florestas homogêneas e heterogêneas (Florestas Nacionais), da explotação da flora e da fauna em geral e do melhor aproveitamento ou uso das áreas aproveitadas para assentametos urbanos (vilas, cidades e megalópoles). Esse segundo tipo de conservação depende sobretudo da legislação e da educação do homem. Uma pessoa sem instrução sobre o uso racional dos recursos naturais podera causar sérios danos ao meio ambiente (ar, água, solo, flora, fauna) e até mesmo aos próprios semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário