segunda-feira, 30 de março de 2009

"Cultura é Currículo - O Cinema Vai à Escola".

Os videos indicados no caderno do professor podem ser modificados por outros que abordam o mesmo assunto. A indicação do Caçador de Andróides para as 5ªs e 6ªs séries é um pouco estranha, uma vez que o filme é muito parado e não desperta no aluno interesses, nem no cenário nem nas paisagens. O objetivo é o de mostrar mudanças nas paisagens mesmo com um vídeo futurista, então, podemos substituir pelo FINAL FANTAZY, que também aborda mudanças nas paisagens e percebe-se a denominação Gaia, é um desenho realista todo feito por computador= detalhe que também poderá ser debatido em sala de aula = a robótica invadindo a nossa vida e consequentemente tirando o ser humano como agente das transformações no Planeta.

DIARIO DE MOTOCICLETA
Longo, mas muito bom para se mostrar algumas paisagens da Am. do Sul, porém, tem alguns palavrões que sempre se repetem. Nenhum problema se os alunos forem orientados para ouvi-los de maneira normal, principalmente porque são ditos em situações de bastante desconforto para os atores.
Pode-se explicar para o aluno que essa viagem contribuiu para que Ernesto Che Guevara se tornasse um revolucionário, além do que, após o final do filme são mostradas algumas fotos reais, assim o aluno verá como ele e seu amigo de viagem eram na realidade.

O PLANETA BRANCO
Documentário, trabalha a vida animal - mostra alguns animais muito diferentes - e algumas cenas foram tão bem feitas que nos transmitem sentimentos que vão da relação de profundo amor a momentos de dó e raiva.
Embora muito bonito é bastante cansativo, então o professor poderia aproveitar as melhores cenas, e também trabalhar o clima e as diferentes paisagens polares (de acordo com as estações do ano) e, se achar conveniente poderá mostrar as diferenças entre os Polos: Norte e Sul.

- O bom desses vídeos é que todas as escolas receberam esse kit do Cinema vai à Escola, e ainda existem outros que estou vendo para podermos adaptar no Currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário