segunda-feira, 8 de junho de 2009

sugestões para revisão do 1º bimestre E.M.

Colega, é muito importante usarmos o Atlas em todos os anos do EM. Ele é peça fundamental para completar o Caderno do Aluno, e também para nos ajudar a desenvolver a leitura em torno dos mesmos. Não deixe de dar aos alunos esse tipo de exercício e, se sua escola nao tiver pelo menos 20 Atlas, por favor, mande para mim um e-mail (Oficina Pedagógica) comunicando o número de exemplares disponiveis para auxiliá-lo (la) no desenvolvimento do seu trabalho, ok?!



1º ano.
1- para que servem as legendas?
2-é possivel eu ler um mapa sem legenda? explique.
3-existe um padrão para se colocar legendas em um mapa? explique.
4-podemos ler mapas que usam uma única cor mas com tonalidades diferentes? explique.
5- como podemos representar fielmente um continente tao enorme em uma folha de papel sulfite?
6- como uma pessoa poderá saber o real tamanho de um local representado?
7-comparando as projeções de Mercator, Peters, Bertin e Buckminster Fuller qual delas representa mais fielmente:
a- O tamanho das superfícies continentais.
b- Valoriza os países do hem. Sul.
c- Valoriza os países do hem. Norte.
d- Deforma os oceanos.
8- o que são mapas anamórficos?
9- cite um problema apresentado na representação anamórfica.
10- quais são as 5 maneiras para se classificar um mapa?
11- como ficam, em relação aos lugares a serem observados, os lugares representados nas seguintes escalas?
a- 1:1.000 km
b- 1:500 km
c- 1 foto 3x4 cm:9x12 cm
12- como posso representar 3 diferentes informações em um mesmo mapa?
13- o que são projeções equidistantes ou equiretangulares?
14- nas legendas são possíveis usarmos "variáveis visuais" a fim de termos a possibilidade de representarmos várias informações. como podem se essas variáveis?
15- explique o que é o sensoriamento remoto.

2º ano

1- com relação aos mapas das pgs. 3,4,5e6 responda:

a- quais atividades foram acrescentadas nos mapas das pgs 3 e 5.

b- quando encontramos representadas a extração de ouro e diamantes, e as plantações de mate, fumo e algodão?

c- quais atividades aparecem nos 3 ultimos mapas?

d- quando se inicia a colonização do Noroeste e Sudoeste.

2- o que foi a "doutrina do uti possidetis"?

3- o que é horogênese?

4- quando e por que foi criada a "Agenda Doha de desenvolvimento"?

3º ano

  1. para representarmos dados, fatos, etc.... em um mapa é necessário que seja feito uma sondagem prévia/filtragem, das informações a serem lidas. por que isso é necessário?
  2. que fatores tornam os espaços geográficos diferenciados?
  3. por que devemos regionalizar um espaço geográfico?
  4. o que significam as siglas: PNUD, PNB, IDH, AID, PIB.
  5. como podemos representar, em um mapa, o PIB de um país?

- Colegas, principalmente os 2ºs e 3ºs anos necessitam de leitura constante nos mapas dos Atlas.

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