sexta-feira, 8 de maio de 2009

COLEGAS:
Tendo em vista que o 1º bim. se encerrou e que ainda não chegaram os novos cadernos dos alunos, envio como sujestão alguns temas para serem trabalhados com os alunos, mas , no intuito de que fiquem como reserva em seus cadernos e que possam ser estudados mais próximos ao SARESP, pois, neste ano as disciplinas de historia e geografia constarão na avaliação.
Antes, porém, vale recordar pequenos itens que constam das orientações que norteiam o Currículo. A seguir:
- para que o aluno possa identificar o que se pede é necessário pressupor que ele domine os seguintes desenvolvimentos: linguístico operacional, cognitivo, discursivo e cultural. Em todas as disciplinas existem textos como ponto de partida para estudos e ele deve ter uma unidade de sentido em relação a uma situação. (como sinaliza o SARESP).
Geografia - 5ª série
No âmbito da geografia, consideramos como competência fundamental a aprendizagem da Cartografia, pois é por meio dela que o aluno aprendera a ler as inumeras formas de representação do espaço para se situar e compreender a sua dinâmica. É fundamental que a criança aprenda a estabelecer relações de vizinhança, de separação, ordem, sucessão, envolvimento, continuidade e descontinuidade para, posteriormente desenvolver noçoes de direita, esquerda, frente, atrás, em cima, em baixo, ao lado de. etc....caberá ao ensino da geografia trabalhar formas de reconhecimento do espaço por meio do qual se desenvolvem noções de distâncias e se aprende a estabelecer relações a partir de um sistema fixo de referências. Portanto o trabalho com a cartografia revela-se fundamental em todas as séries, desde as iniciais até a 3ª do EM. O professor está sendo convidado a retomar os caminhos da linguagem cartográfica, fazendo com que percebam o quanto ela contribui com o seu cotidiano, auxiliando-os a se localizar e também que a reconheçam como instrumento primordial para se ler o mundo por meio da síntese de suas informações e das inúmeras possibilidades de se perceber todas a suas dimensões e contradições.
Para iniciar a atividade sugerimos que se faça a distinção entre orientação relativa e absoluta. A orientação relativa utiliza um sistema de referências, ex; a rosa-dos -ventos. A orientação absoluta utiliza o sitema de coordenadas, ex: a batalha naval.
Após esse aquecimento é sugerido o uso do mapa do Brasil, destacando-se a localização das capitais dos estados brasileiros. A avaliação para esssas atividades está ligada ao fato do aluno precisar um ponto no mapa.
A leitura de gráficos, tabelas, mapas e charges revelam a enorme gama de variáveis que lhe permitirá desenvolver habilidades de síntese e ordenamento de informações , assim como ampliará a sua capacidade de argumentar e aprimorar o seu senso crítico.
A seguir, algumas sujestões de perguntas que estão embasadas no desenvolvimento das habilidades e competências compreendidas pela SEE.
1- Para que estudar geografia?
2- O que é paisagem?
3-Explique a diferença entre paisagem natural e paisagem geográfica.
4- O que são paisagens transformadas?
5- O que significa a frase: "espaço geográfico"?
6- O que significa a palavra "lugar"?
7- Encontre no mapa do Brasil:
- o Estado em que você mora,
- a cidade que você mora,
- os pontos cardeais de seu Estado,
- quantos Estados o Brasil possue,
- em quantas regiões administrativas o Brasil está dividido e quais são elas?
8- Quais são as atividades econômicas desenvolvidas na região em que você mora?
9- Que transformações a sua cidade sofreu no período do seu nascimento até os dias de hoje?
10-O que são satélites?
11-O que os satélites podem nos informar?

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