segunda-feira, 29 de junho de 2009

TRANSFORMAÇÕES URBANAS.

Durante a semana de 23 à 26 do presente mês ocorreu o encontro com os arquitetos Simone e Carlos. proprietários da empresa Darquia (São Paulo), onde trabalhamos o reaproveitamento dos entulhos gerados pelas instituições ou lixo doméstico. A idéia foi a de transformá-los visando a maior parte de seu reaproveitamento e, nesse encontro, trabalhamos o re-uso de pneus (doados) transformando-os em brinquedos que ficaram no SESC, sendo disponibilizados para as crianças brincarem ao lado da sala de jogos - espaço dos 5 elementos, usamos também materiais disponiveis para descarte da própria instituição.
Durante a confecção dos brinquedos várias crianças chegavam até nós e mostravam interesse em vê-los prontos para poderem brincar. Particularmente senti muito que a semana tenha passado tão rápido, pois o assunto é envolvente e o resultado é muito gratificante.
Os interessados podem visitar o SESC e verificar o resultado do projeto que está aberto a visitação.

Agenda 21


Colegas,

Conforme divulgado, dia 20 do corrente mês aconteceu um encontro onde discutimos "Agenda 21".
Não se trata somente de pensarmos em atitudes para o séc. XXI, mas de "Tomarmos" atitudes positivas visando o desenvolvimento sustentável a medida do possível e do impossível. Pensamos em várias atitudes a serem tomadas, mas na verdade cada um de nós deve ter "atitude de preservação e de desenvolvimento" de acordo com os recursos dos locais onde estamos inseridos.

Não é possível que as mesmas regras se apliquem a todos os locais, "mas é possível que o mesmo pensamento se aplique a todos os locais".

Algo a ser pendado foi o uso das sacolas dos supermercados, criando uma polêmica quanto ao seu uso, ou, quanto a compra de sacos de lixo para descartes. Usar as sacolas é um caminho para não se comprar os sacos de lixo, então, seu uso consciente pode não representar um problema, além do que, as mesmas sacolas podem se transformar em bolsas ou outros objetos, desde que sejam trabalhadas artesanalmente, mas, isso requer uma consciência coletiva e rever nossos conceitos nem sempre é tão agradável, visto que nos deparamos com atitudes que tomamos e que nem sempre é adequada para preservação do meio ambiente.

Pena que não ocorreram adesões dos professores da rede.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

FERNANDO REINACH

Colega, entre no site http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=RevistaSerMedico (revista "SER MÉDICO"), ou, como é abreviado SM. Nessa revista voces encontrarão a reportagem descrita ao lado que, apesar de ter no título a biodiversidade como chamamento principal, descreve com muita clareza os problemas enfrentados pela superpopulação, falta de alimentos, poluição das águas, aproveitamento dos terrenos onde ocorrem áreas de plantações que deverão ser melhores aproveitadas..... enfim, é o braço dado da Geografia com a Ciências e a Biologia, aliás, ligações imprescindiveis para os professores fazerem a interdisciplinaridade tão pedida no atual Currículo e constante no Caderno do Aluno.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

sugestões para revisão do 1º bimestre E.M.

Colega, é muito importante usarmos o Atlas em todos os anos do EM. Ele é peça fundamental para completar o Caderno do Aluno, e também para nos ajudar a desenvolver a leitura em torno dos mesmos. Não deixe de dar aos alunos esse tipo de exercício e, se sua escola nao tiver pelo menos 20 Atlas, por favor, mande para mim um e-mail (Oficina Pedagógica) comunicando o número de exemplares disponiveis para auxiliá-lo (la) no desenvolvimento do seu trabalho, ok?!



1º ano.
1- para que servem as legendas?
2-é possivel eu ler um mapa sem legenda? explique.
3-existe um padrão para se colocar legendas em um mapa? explique.
4-podemos ler mapas que usam uma única cor mas com tonalidades diferentes? explique.
5- como podemos representar fielmente um continente tao enorme em uma folha de papel sulfite?
6- como uma pessoa poderá saber o real tamanho de um local representado?
7-comparando as projeções de Mercator, Peters, Bertin e Buckminster Fuller qual delas representa mais fielmente:
a- O tamanho das superfícies continentais.
b- Valoriza os países do hem. Sul.
c- Valoriza os países do hem. Norte.
d- Deforma os oceanos.
8- o que são mapas anamórficos?
9- cite um problema apresentado na representação anamórfica.
10- quais são as 5 maneiras para se classificar um mapa?
11- como ficam, em relação aos lugares a serem observados, os lugares representados nas seguintes escalas?
a- 1:1.000 km
b- 1:500 km
c- 1 foto 3x4 cm:9x12 cm
12- como posso representar 3 diferentes informações em um mesmo mapa?
13- o que são projeções equidistantes ou equiretangulares?
14- nas legendas são possíveis usarmos "variáveis visuais" a fim de termos a possibilidade de representarmos várias informações. como podem se essas variáveis?
15- explique o que é o sensoriamento remoto.

2º ano

1- com relação aos mapas das pgs. 3,4,5e6 responda:

a- quais atividades foram acrescentadas nos mapas das pgs 3 e 5.

b- quando encontramos representadas a extração de ouro e diamantes, e as plantações de mate, fumo e algodão?

c- quais atividades aparecem nos 3 ultimos mapas?

d- quando se inicia a colonização do Noroeste e Sudoeste.

2- o que foi a "doutrina do uti possidetis"?

3- o que é horogênese?

4- quando e por que foi criada a "Agenda Doha de desenvolvimento"?

3º ano

  1. para representarmos dados, fatos, etc.... em um mapa é necessário que seja feito uma sondagem prévia/filtragem, das informações a serem lidas. por que isso é necessário?
  2. que fatores tornam os espaços geográficos diferenciados?
  3. por que devemos regionalizar um espaço geográfico?
  4. o que significam as siglas: PNUD, PNB, IDH, AID, PIB.
  5. como podemos representar, em um mapa, o PIB de um país?

- Colegas, principalmente os 2ºs e 3ºs anos necessitam de leitura constante nos mapas dos Atlas.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Continuação da sugestão das questões para revisão do 1º bimestre.

7ªs e 8ªs series.

1- quando iniciaram e quais são os três tempos de formação da economia-mundo?
2-globalização é resultante de qual processo?
3- o que são: meio natural e meio tecnico?
4- cite 2 tipos diferentes de representação de mapas. qual o mais famoso?
5- o que representava o "T" nos mapas da antiguidade?
6- o que eram: cartas de navegação e cartas Portulanas?
7- o que era o "astrolábio"?
8- explique a rota das viagens de Colombo à América.
9- que tipo de energia a Revolução Industrial veio substituir?
10- que evento inaugurou a Revolução Industrial?
11- qual a importância do traçado das ferrovias na época da Rev. Industrial?
12- o traçado da malha ferroviária, na África, teve um significado especial, qual foi ele?
13- "o mundo diminuiu" as "distâncias encurtaram", o que significam essas expressões?
14- cite, para cada item pedido, 3 pontos positivos e 3 negativos para o uso da internet- nos trabalhos escolares, em sua vida pessoal e para interligar pontos (distantes) do Planeta.
15- se a desigualdade ao acesso às novas tecnologias existe em muitos locais no Mundo, explique porque ele ocorre.
16- a globalização tambem tem um lado cruel. dê 3 exemplos onde a globalização não atua de maneira favoravel para um país ou para a industria nascente.
17- defina, com suas palavras, o que é globalização.
18-cite 2 produtos que voce consome e descreva cada um deles:
- qual sua origem,
- de onde é extraida a matéria prima,
- se for importado, quem o importa,
- se existe produto semelhante a ele fabricado no Brasil e qual é esse produto,
19- identifique no mapa mundi os países de onde se originam esses produtos.
20- por que, no estudo da geografia, o tempo e o espaço podem ser definidos diferentemente?
21- defina: mundo bipolar,
-comércio tripolar,
-países periféricos,
-países centrais.
22- existiram e ainda existem "blocos econômicos" - nacionais e supranacionais. explique quais eram ou quais são, e o que significa cada um deles.
23- em sua opinião, o Mercosul interfere, de maneira negativa, nas atividades industriais do Brasil? explique.